sábado, 10 de abril de 2010

LCFN divulga a tabela da Copa do Nordeste

A Liga de Clubes do Futebol do Nordeste divulgou nesta sexta a tabela da Copa do Nordeste, que terá início no dia 09 de junho. Entre os meses de junho e novembro, os 16 clubes nordestinos se enfrentaram na competição que foi disputada pela última vez no ano de 2003. O Rio Grande do Norte terá como representantes ABC e América. Eles se juntam a três representantes da Bahia, três de Pernambuco, dois da Paraíba, dois do Ceará, dois de Alagoas e dois de Sergipe. O clássico ABC x América será na 9ª rodada.

A coompetição será dividida em quatro fases. Na primeira, as 16 equipes jogarão entre si turno único, com mandos de campo definido pela tabela. Classificam-se para a segunda fase do Campeonato os quatro clubes melhores classificados. Na segunda fase, já semifinais, os quatro clubes classificados farão um confronte direto, em partida única, respeitando o seguinte critério: o 1º colocado da Fase Classificatória enfrentará o 4º colocado e o 2º colocado enfrentará o 3º. Classificam-se para a terceira e última fase do Campeonato os clubes que forem os vencedores do confronto direto.

Caso os confrontos terminem empatados no tempo regular de jogo, a decisão será pelas cobranças de tiro livres diretos da marca do pênalti. Na final os dois clubes classificados decidirão o turno em uma única partida. O mandos de campo será do clube que tiver obtido o melhor resultado na Fase Classificatória. Caso o confronto da fase final termine empatados no tempo regular de jogo, a decisão será nos pênaltis. O último clube classificado durante a Fase de Classificação será rebaixado e não poderá participar do Campeonato de 2011.

Fonte: www.diariodenatal.com.br


Data da Divulgação - 9 de abril de 2010


Rodada 1
Mandante X Visitante Data
Botafogo-PB X Náutico 9/jun
América-RN X Bahia 9/jun
Ceará X Confiança 9/jun
Santa Cruz X CRB 9/jun
Sergipe X Vitória 9/jun
CSA X Fortaleza 9/jun
Fluminense-BA X Sport Recife 9/jun
ABC X Treze 9/jun

Rodada 2
Mandante X Visitante Data
CRB X Ceará 13/jun
Náutico X Bahia 13/jun
Vitória X Santa Cruz 13/jun
Fortaleza X Sergipe 13/jun
Sport Recife X CSA 13/jun
Confiança X ABC 13/jun
América-RN X Botafogo-PB 13/jun
Treze X Fluminense-BA 13/jun

Rodada 3
Mandante X Visitante Data
Botafogo-PB X Fortaleza 16/jun
Bahia X Sport Recife 16/jun
Ceará X Vitória 16/jun
Santa Cruz X Treze 16/jun
CSA X Náutico 16/jun
Confiança X Sergipe 16/jun
ABC X CRB 16/jun
Fluminense-BA X América-RN 16/jun

Rodada 4
Mandante X Visitante Data
América-RN X Vitória 20/jun
Bahia X Ceará 20/jun
Fortaleza X Fluminense-BA 20/jun
Sport Recife X Confiança 20/jun
CSA X Santa Cruz 20/jun
Treze X CRB 20/jun
Sergipe X Botafogo-PB 20/jun
Náutico X ABC 20/jun

Rodada 5
Mandante X Visitante Data
ABC X Bahia 23/jun
CRB X Fluminense-BA 23/jun
Vitória X Fortaleza 23/jun
Sport Recife X América-RN 23/jun
Confiança X CSA 23/jun
Treze X Botafogo-PB 23/jun
Sergipe X Náutico 23/jun
Ceará X Santa Cruz 23/jun

Rodada 6
Mandante X Visitante Data
Treze X Sport Recife 27/jun
ABC X Sergipe 27/jun
Santa Cruz X Bahia 27/jun
Vitória X Náutico 27/jun
Fortaleza X Confiança 27/jun
América-RN X Ceará 27/jun
CSA X CRB 27/jun
Fluminense-BA X Botafogo-PB 27/jun

Rodada 7
Mandante X Visitante Data
Náutico X América-RN 30/jun
Bahia X Sergipe 30/jun
Sport Recife X Vitória 30/jun
Fortaleza X Treze 30/jun
Fluminense-BA X Ceará 30/jun
Confiança X CRB 30/jun
CSA X ABC 30/jun
Botafogo-PB X Santa Cruz 30/jun

Rodada 8
Mandante X Visitante Data
Ceará X Fortaleza 4/jul
Sergipe X CSA 4/jul
Santa Cruz X Sport Recife 4/jul
Náutico X Treze 4/jul
Vitória X Confiança 4/jul
ABC X Fluminense-BA 4/jul
América-RN X CRB 4/jul
Botafogo-PB X Bahia 4/jul

Rodada 9
Mandante X Visitante Data
CRB X Náutico 7/jul
Sport Recife X Fortaleza 7/jul
Bahia X Vitória 7/jul
Ceará X Botafogo-PB 7/jul
Fluminense-BA X CSA 7/jul
Sergipe X Santa Cruz 7/jul
Confiança X Treze 7/jul
ABC X América-RN 7/jul

Rodada 10
Mandante X Visitante Data
Treze X Vitória 11/jul
Náutico X Confiança 11/jul
CRB X Sport Recife 11/jul
Bahia X Fluminense-BA 11/jul
Ceará X Sergipe 11/jul
Santa Cruz X ABC 11/jul
América-RN X Fortaleza 11/jul
Botafogo-PB X CSA 11/jul

Rodada 11
Mandante X Visitante Data
Sport Recife X Náutico 28/jul
Fluminense-BA X Sergipe 28/jul
CSA X Bahia 28/jul
Fortaleza X CRB 28/jul
Vitória X Botafogo-PB 28/jul
ABC X Ceará 28/jul
Santa Cruz X Confiança 28/jul
Treze X América-RN 28/jul

Rodada 12
Mandante X Visitante Data
Sergipe X Sport Recife 4/ago
Botafogo-PB X ABC 4/ago
Náutico X Fortaleza 4/ago
Bahia X Treze 4/ago
Ceará X CSA 4/ago
CRB X Vitória 4/ago
Fluminense-BA X Santa Cruz 4/ago
Confiança X América-RN 4/ago

Rodada 13
Mandante X Visitante Data
Náutico X Santa Cruz 18/ago
CSA X América-RN 18/ago
Fortaleza X Bahia 18/ago
Vitória X ABC 18/ago
Sport Recife X Ceará 18/ago
CRB X Botafogo-PB 18/ago
Treze X Sergipe 18/ago
Confiança X Fluminense-BA 18/ago

Rodada 14
Mandante X Visitante Data
Fluminense-BA X Vitória 27/out
Santa Cruz X Fortaleza 27/out
Ceará X Náutico 27/out
Bahia X CRB 27/out
ABC X Sport Recife 27/out
CSA X Treze 27/out
Sergipe X América-RN 27/out
Botafogo-PB X Confiança 27/out

Rodada 15
Mandante X Visitante Data
Confiança X Bahia 17/nov
Vitória X CSA 17/nov
Sport Recife X

Moura arma esquema ofensivo

Além de ter que torcer para que ABC, Santa Cruz e Potiguar-M percam seus jogos, o América tem outro desafio, que é vencer o empolgado Coríntians, em Caicó. Para isso, o técnico Carlos Moura montou um time ofensivo, no 4-3-3, com Soares, Ronny e Waguinho no ataque.

Sem poder contar com Saulo, suspenso pelo terceiro amarelo, e Magrão, que foi para o sepultamento da mãe em Goiânia, ele optou por Soares e Ronny.

Desta forma, o time vai a campo com Rodolpho; Thoni, Robson, Edson Rocha e Berg; Júlio Terceiro, Elielton e David; Soares, Roony e Waguinho. "Temos uma esperança e vamos para cima tentar vencer e fazer nossa parte", disse Moura. O América viaja hoje à tarde para Caicó. O time é quarto colocado no returno com 14 pontos.

Já o Coríntians, que já está na final do campeonato estadual e comemora a recente conquista da vaga para a Série D do campeonato Brasileiro, entra em campo amanhã sem nenhuma pressão, pois o resultado deste jogo não altera em nada sua participação na competição. O atacante Ruy Gomes disse que o time irá buscar a vitória.

Fonte: www.diariodenatal.com.br

Niel é outro nome de prováveis reforços para disputa da série B

O lateral-direita Niel é mais um nome que surge como possível reforço do América para disputa da série B, o jogador que teve passagem pelo Potyguar de Mossoró e hoje disputa o Campeonato Paulista pelo Mogi-Mirim, recebeu o aval de Francisco Diá. Assim como não confirma a contratação do treinador Ruy Scarpino, fato que deve ocorrer na próxima segunda-feira, a diretoria americana nega o acordo com o atleta. O membro do grupo de apoio ao futebol, Ricardo Bezerra, não quer desviar a atenção do clube, que ainda luta por uma vaga na final do turno, mas disse que existe sim interesse em alguns dos nomes divulgados na imprensa.

Alheio a essas questões, o técnico Moura depois de perder Saulo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e ainda sem poder contar com Assis, vetado pelo médico Maeterlinck Rêgo, teve outra péssima notícia ontem. Adriano Magrão viajou as pressas para acompanhar o enterro da mãe e também está fora da partida de amanhã, em Caicó, diante do Coríntians. A equipe tem de vencer para alimentar o sonho de disputar dois jogos extras contra o ABC.

Sem perder a fé, o técnico Carlos Moura salienta que vai colocar a equipe mais ofensiva, mesmo com a ausência de Magrão, para tanto pretende escalar Soares ou Waguinho na vaga de Assis, modificando o esquema tático da equipe para o 4-3-3. “Temos que vencer e não nos resta outra alternativa que não seja arriscar mais em busca da vitória. Vamos atuar de forma mais ofensiva, mas temos de manter o time equilibrado em seus setores dentro de campo”, explicou Moura.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novo técnico chega no dia 19

A diretoria do América ainda não confirma oficialmente, mas informações dão conta de que o técnico Ruy Scarpino chega a Natal no dia 19 de abril para dar início aos trabalhos visando a Série B. Como já foi dito, a diretoria do América ainda não confirma a informação. O nome de Ruy Scarpino ou do novo treinador americano está sendo mantido em sigilo a sete chaves pela direção americana. A intenção é anunciar de forma oficial o nome do comandante após a participação do time no estadual. O América joga domingo, contra o Corintians de Caicó no Marizão.

Ruy treinou o América em 2008 e ajudou a tirar o time da degola. Ele atualmente está dirigindo o São Bernardo, do interior paulista, que briga por uma das vagas a primeira divisão paulista. Enquanto isso, a diretoria segue buscando reforços para a disputa do campeonato brasileiro da Série B. O dirigente Paulinho Freire encontra-se no Rio Grande do Sul analisando atletas que disputam o campeonato gaúcho. Michel, atacante do Novo Hamburgo, é um dos pretendidos.
Fonte:www.diariodenatal.com.br

Copa do Nordeste volta em junho

Agora é oficial. A Copa do Nordeste está de volta. A Confederação Brasileira de Futebol e a Liga dos Clubes do Futebol do Nordeste (LCFN) chegaram a um acordo ontem à tarde e definiram que entre os meses de junho e novembro, com estreia no dia 9, 16 clubes nordestinos se enfrentaram na competição que foi disputada pela última vez no ano de 2003. O RN terá como representantes ABC e América. Eles se juntam a três representantes da Bahia, três de Pernambuco, dois da Paraíba, dois do Ceará, dois de Alagoas e dois de Sergipe.
Os 16 times fundadores da competição abriram mão da indenização de aproximadamente R$ 25 milhões que vinha sendo cobrada da CBF na justiça devido o cancelamento da competição em 2003. Em troca, os clubes receberam o direito de organizar o campeonato por três anos através de uma empresa promotora de eventos esportivos, a Top Esportes.

O presidente da Federação Norte Rio Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, participou da assinatura do documento que oficializou a Copa do Nordeste, ontem no Rio de Janeiro, representando as federações de futebol dos estados nordestinos. Apesar de não ter muitos detalhes sobre a forma de disputa da competição, Vanildo explica que a Copa do Nordeste irá iniciar em Junho, durante a Copa do Mundo de Futebol. "Essa data é boa porque garante a continuidade das atividades dos clubes daqui (ABC e América) e dá opção aos torcedores, que durante a Copa do Mundo só têm jogos pela televisão", disse o presidente da FNF. Após o mundial, a Copa do Nordeste utilizará as datas da Copa Sul-americana, até o mês de novembro e terá transmissão.

Quando o retorno da Copa do Nordeste foi ventilada, em fevereiro deste ano, o presidente da LCFN, Eduardo Rocha, afirmou que cada clube participante receberia da empresa promotora da Copa do Nordeste, um adiantamento de R$ 150 mil da cotas de comercialização. As 16 equipes da Copa do Nordeste se enfrentarão entre eles em turno único. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais.
Fonte:www.diariodenatal.com.br

Saulo está fora do jogo com o Galo em Caicó

A situação é considerada das mais delicadas, já que além de vencer o Coríntians, domingo, em Caicó, o América terá de torcer para que os três clubes que estão á sua frente na classificação percam na rodada. Mas as esperanças continuam inabaladas pelo menos para o técnico Carlos Moura, que procura estender o seu otimismo a todo elenco.

Para complicar um pouco mais a tarefa americana no final de semana, o meia Saulo, responsável pelos dois primeiros gols na goleada sobre o Baraúnas, está fora da última rodada do 2º turno por força do terceiro cartão amarelo. Com isso, David será mantido como titular faltando definir apenas a situação de Assis, que não atuou em Mossoró devido a um problema no joelho.

Com a proximidade do final da participação no Estadual, cresce a expectativa pelo anuncio do nome do novo treinador. Ruy Scarpino tem o nome divulgado com frequência pela imprensa, mas a diretoria do clube não confirma o acerto.

Existe também a expectativa para reformulação do elenco e renovação de alguns contratos. Adriano Magrão, cujo vínculo com o clube se encerra neste mês, revelou que pretende ficar, mas a diretoria está avaliando a questão, uma vez que o atacante não passa por uma boa fase.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um jogo sem motivação

A rodada de hoje, do Campeonato Estadual para o América de Natal, basicamente é só para cumprir tabela. Apesar do Técnico Moura tentar motivar seus jogadores, pois matematicamente o time ainda não está eliminado, na prática todos sabem que agora as possibilidades de classificação são remotas e a atenção da equipe deve ser mesmo a Série “B” do brasileiro. O mesmo dilema vive o Baraúnas que também não tem mais chances de brigar por uma classificação. No américa o meio-campista Assis, que sofreu um trauma no joelho no jogo passado, continuou reclamando de dores no local e foi vetado. Com isso, o jovem Daivid será titular.
No Baraúnas, o treinador Paulo Jéfferson segue a mesma linha de Moura. “Infelizmente o turno não deu e a vaga na Série D ficou distante, mas não nos esmorecemos. Vamos buscar as duas vitórias nos dois jogos. De repente uma boa classificação poderá nos colocar na competição nacional”, disse .

terça-feira, 6 de abril de 2010

Eduardo Igor sai do América

O lateral direito Eduardo Igor está fora do América. O atleta, que tinha contrato até o final de novembro, entrou em acordo com os dirigentes rubros - e agora está a caminho do Flamengo-PI.

Eduardo Igor chegou ao América em dezembro de 2009, após participar da campanha histórica de ascensão do Alecrim a Série C do Campeonato Brasileiro.

Mais potiguares no Piauí

O lateral não é o único reforço do Flamengo-PI vindo de terras potiguares - o meia-atacante Didi Potiguar também foi contratado, e de quebra, o Rubro-Negro piauiense "repatriou" o volante Erivan, que estava no ASSU. Os reforços foram anunciados em meio a uma mudança de técnico no clube - José Polozzi saiu do clube após a rodada do último domingo.

O Fla anda mal no respectivo Estadual, e as mudanças serviriam, no entender dos dirigentes, para dar um novo fôlego ao clube; enquanto isso, busca-se um novo técnico.
Fonte: www.nominuto.com.br

Adriano Magrão é confirmado contra o Baraúnas; Assis é vetado

Para o jogo contra o Baraúnas, o técnico Carlos Moura ganhou uma dor de cabeça e o remédio em pouco tempo. Na tarde desta terça-feira (6), o meia Assis foi vetado pelo departamento médico do América após se queixar de dores no pé, explicado por um “pisão” que sofreu na partida contra o ASSU, no domingo (4).

Porém , o atacante Adriano Magrão, que havia sido liberado pela diretoria para resolver problemas pessoais, foi confirmado na partida desta quarta-feira (7) contra Baraúnas e é menos um desfalque para a partida.

No coletivo realizado nesta tarde, Moura aprontou o time que disputa a penúltima rodada do returno do Estadual. Os jogadores trabalharam finalizações na parte final do treino e apenas uma alteração foi confirmada. Com Assis fora, a alternativa foi David

Com a mudança, o provável time que joga contra o Baru foi formado por Rodolpho, Thoni, Edson Rocha, Robson e Berg; Elielton, Júlio Terceiro, Saulo e David; Waguinho e Adriano Magrão.
Relacionados para a partida:

Goleiros: Rodolpho e Adson;
Zagueiros: Robson, Adalberto, Fabiano e Edson Rocha;
Laterais: Berg e Thoni;
Volantes: Júlio Terceiro, Robson Lima e Elielton;
Meias: Saulo, Rian e Deivid
Atacantes: Ronny, Waguinho, Soares e Adriano Magrão

Fonte: www.nominuto.com.br

Série “B” passa a ser prioridade


Embora a matemática ainda contemple o América com alguma chance de disputar a final do 2º turno, o próprio presidente do clube José Maria Barreto Figueiredo com uma visão bastante prática do futebol sentencia que “a vaca já foi para o brejo, não tem mais jeito”. Por isso a pauta da diretoria de agora por diante passou a ser a série B do Brasileiro e hoje a diretoria pode anunciar o nome do novo treinador: Ruy Scarpino e Roberval Davino são os mais cotados para assumir o cargo. O clima de reunião permanente no Alvirrubro continua e ontem foi realizado um novo encontro entre os membros da cúpula diretiva. “A partir de agora estaremos focando apenas a série B, possa ser que amanhã (hoje) eu tenha alguma novidade para passar à imprensa quanto ao novo treinador e possíveis reforços”, avisou José Maria.
A campanha americana desagradou profundamente os dirigentes, que acenam com a possibilidade de uma boa reformulação no elenco. O setor que mais deixando a desejar é o ataque, uma vez que neste 2º turno, a equipe só balançou a rede do adversário em oito oportunidades. “Dos volantes para frente devemos fazer uma boa reformulação. Essa questão de quem fica, quem sai será definida na reunião. Mas a campanha do América me surpreendeu de forma negativa, acredito que a todos nós, inclusive aos próprios atletas”, salientou o conselheiro Alex Padang.

A torcida que foi ao Machadão, também deu claros sinais de que o sonho de ser campeão estadual já se transformou em ilusão. Após o tropeço diante do Camaleão, e criticou até o técnico Moura
Fonte: www.tribunadonorte.com.br

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ruy Scarpino pode reassumir o América na série B


O América já está de olho na série B. Após mais uma decepção no campeonato estadual, com o empate no Machadão diante do Assu, no domingo (4), a equipe rubra já discute a formação de um elenco competitivo para a disputa da competição nacional e, para isso, já trabalha na contratação de um velho conhecido da torcida para ser o novo técnico da equipe: Ruy Scarpino.

O presidente do América, José Maria Figueiredo, demonstrou uma visão prática e não sonha com a classificação para a decisão do segundo turno do estadual. “A vaca já foi para o brejo, não tem mais jeito”, disse. Por isso a pauta da diretoria de agora por diante passou a ser a série B do Brasileiro e a diretoria pode anunciar o nome do novo comandante já na terça-feira (6).

“A partir de agora estaremos focando apenas a série B, possa ser que amanhã eu tenha alguma novidade para passar à imprensa quanto ao novo treinador e possíveis reforços”, despistou José Maria.

Além de Ruy Scarpino, que está trabalhando na série A-2 do campeonato Paulista, o técnico Roberval Davino, ex-ABC e América, também corre por fora na disputa pelo boné de Carlos Moura Dourado.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br

America 2 x 2 ASSU

Cada vez mais a nação alvirrubra vai se decepcionando com o América, ontem, no Machadão a equipe precisando vencer para continuar vivo no Campeonato Estadual saiu do Estádio com um melancólico empate em 2x2 contra o time do ASSU. É incrível a incapacidade de vencer deste time. Torna-se vergonhoso uma equipe que vai disputar a Série “B” do brasileiro passar por tantos vexames. Faltando apenas dois jogos para encerrar a participação neste Campeonato, o torcedor americano vê mais um campeonato fugir das mãos por incompetência de um time medíocre que até o presente momento não conseguiu acertar. A proximidade da Série “B”, faz com que o torcedor tenha esperanças que essa história possa ser diferente e o time não corra o risco de ser rebaixado. Por outro lado, o medo do time fracassar é muito grande, visto que, se em um campeonato como esse o resultado é desastroso, imaginem se a direção continuar com essa mesma postura como vai ser grande o sufoco no Campeonato Brasileiro.
O Presidente do América, certamente que é um empresário bem sucedido, um homem preocupado com seus negócios e sua família, só que o torcedor esperava alguém para presidir o time com um perfil arrojado e que tenha uma visão de desportista vencedor e até o presente momento o nosso presidente não demonstrou ser a pessoa para resolver os problemas do time.

América tropeça novamente e fica distante da final do segundo turno


O América tropeçou mais uma vez jogando no estádio Machadão, em Natal, neste domingo. Diante do Assu, o alvirrubro ficou no 2 a 2 e agora soma 11 pontos, faltando apenas duas rodadas para a decisão do Campeonato Estadual 2010.
Além da frustração dos pouco mais de 900 torcedores pagantes que compareceram ao estádio Machadão neste domingo, o América ainda sofre por ter deixado, por duas vezes, o Assu empatar o marcador. "É uma vergonha, um ataque que não faz gols", afirmou o zagueiro Edson Rocha ao deixar o gramado e entrar no vestiário, ouvindo os protestos da torcida americana.

O América abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Assis, em jogada aos 10 minutos de jogo. No segundo, o Assu empatou com Marcelo Assuense, em cobrança falta - o jogador havia entrado no segundo tempo. Aos 25, Adrianou Magrão sofreu pênalti, Saulo cobrou e o América desempatou o marcador. No entanto, 11 minutos depois, Marcelo Assuense novamente igualou e definiu o placar: 2 a 2.

Com o resultado, o América ficou na 4ª colocação, com o mesmo número de pontos do Santa Cruz. Já o Assu é o 7º, com oito.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br