sábado, 24 de abril de 2010

Juninho e Asprilla se apresentam e sabem que o América pode ser favorito na Série B


O meia Juninho e o zagueiro Asprilla se apresentaram no Centro de Treinamento Abílio Medeiros para dar início aos treinamentos para o Campeonato Brasileiro da Série B. Logo que chegaram ao clube, os jogadores fizeram um teste de avaliação física, onde o fisiologista Lawrence Borba e o preparador físico Hebert Araújo utilizaram o protocolo do Soccer Test, para avaliar a condição aeróbia dos atletas. Juninho, velho conhecido do torcedor alvirrubro, volta ao clube na expectativa de fazer um bom campeonato. De acordo com o meia, com um trabalho forte, o clube tem condições de lutar pelas primeiras posições na tabela. “Estive aqui no ano passado e mesmo com um time bom, tivemos que lutar nas últimas rodadas para permanecer na Série B e volto para cá com o pensamento de que se trabalharmos forte poderemos sim levar o América à Série A”, enfatiza. Sobre a proposta de volta ao clube, o jogador afirma que não teve dúvida na hora de aceitar. “Gosto de Natal, já estou adaptado à cidade e à torcida e sei que eles ficaram satisfeitos com minha volta e espero repetir a boa passagem que tive aqui no ano passado”, afirma.
ovo no grupo, o zagueiro Asprilla também se apresentou e com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, afirma que vai trabalhar forte para ajudar o América a conseguir o acesso. “Acompanhei a campanha do clube no ano passado e sei que o time pode disputar sim as primeiras posições, estou chegando com esse pensamento porque sei como é importante para o clube e para o jogador conquistar o acesso à Série A, já que é a grande vitrine do futebol nacional”, enfatiza.

Apesar da experiência, Asprilla tem companheiros de zaga com quem terá que disputar a condição de titular, mesmo assim ele afirma que isso será feito de forma sadia. “Todo mundo que está na equipe quer ser titular e tudo vai depender do trabalho nos treinos e no desempenho nos jogos e sei que isso não será motivo de disputa aqui no América”, finaliza.
Fonte: www.americadenatal.com.br

Ministro recua sobre sedes da Copa

Depois de ameaçar cortar quatro das doze sedes da Copa do Mundo caso as obras não fossem iniciadas até 3 de maio, prazo final dado pela Fifa, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, voltou atrás e distribuiu uma nota, no final da tarde em que nega a existência de um plano B. Ao participar ontem de um fórum empresarial, no município de Comadatuba (BA), o ministro levantou de forma enfática a possibilidade de que o mundial do Brasil passaria a ter apenas oito sub-sedes, que é o número mínimo exigido pela Fifa. “Posso assegurar: se a cidade não cumprir o prazo de início das obras em 3 de maio passa a ter o risco de exclusão da Copa”, avisou.

A declaração do ministro chegou a causar preocupações em Natal, tendo em vista que o financiamento de R$ 77 milhões, de responsabilidade do Governo do Estado, pode não ter o aval da Assembleia Legislativa no tempo hábil.

Confirmando que a indicação de 12 cidades como sedes foi uma decisão do presidente Lula, Orlando Silva argumentou que, por serem apenas oito grupos na Copa do Mundo, o evento poderia ser facilmente realizado em oito estádios. A difusão do mundial pelo Brasil seria uma forma de interiorizar ainda mais o turismo e dar oportunidade para que pessoas de todas as regiões tivessem a chance de acompanhar os jogos de perto. Entretanto, Orlando Silva garantiu que não irá tolerar atraso no início das obras.

As cidades escolhidas para sediarem o mundial são Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá e Brasília. Entre as sedes que apresentam os maiores problemas em seus projetos são o Rio de Janeiro e São Paulo, que ainda não apresentaram propostas que satisfizessem as normas da Fifa. O Morumbi, que pleiteia abrigar a abertura da Copa, corre sério risco de não ser escolhido como estádio utilizado nos jogos em São Paulo. Para isso, há, inclusive, um plano alternativo de construção de uma arena na Zona Norte da capital paulista. Já em Natal, que tem o projeto aprovado pela Fifa, o problema que poderá afetar a realização dos jogos no Rio Grande do Norte é o possível atraso nas obras.

Na nota oficial, o ministro garante que “não há plano B do Governo Federal para reduzir o número de cidades sedes. Estádios é assunto entre as cidades, estados e a Fifa.” A nota lembra que o início das obras é um problema da Federação Internacional de Futebol Association e explica que “a participação do governo se limita à abertura de uma linha de financiamento exclusiva no Branco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção e reforma dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo 2014.”

Antes do recuo do ministro, o secretário especial da Copa do Mundo em Natal, Fernando Fernandes, disse etar tranquilo com relação ao início das obras da Arenas das Dunas. De acordo com o secretário, o estado e município já têm recursos suficientes para iniciarem o trabalho inicial de preparação do entorno da Arena e os primeiros passos para a demolição do Machadão. Contudo, o estado vem enfrentando dificuldades na aceleração do trâmite de projetos que viabilizarão recursos para as ações voltadas à mobilidade urbana, o que poderá resultar em atraso no transcorrer das obras. Apesar disso, Fernando Fernandes garante que não há chances de que Natal seja excluída pela Fifa por não cumprir o início do cronograma de obras. “Na primeira semana de maio começaremos as obras com toda certeza, dentro do prazo”, garantiu.

Deputado garante votação de projeto na AL

O deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou ontem que conversou com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), tendo recebido dele a garantia de que o projeto que solicita o financiamento para as obras de Mobilidade Urbana, essencial para credenciar Natal à Copa do Mundo, será votado na próxima semana. “O RN não perderá os recursos Pró-transporte/Copa”, disse o parlamentar petista, acrescentando: Hoje conversei com Robinson Faria sobre este assunto e ele se dispôs a votar o projeto. Robinson solicitou detalhamento da aplicação dos recursos. E isso é bom e será feito. O entrave será removido e o projeto aprovado”, declarou ontem Fernando Mineiro, no microblog twitter.

O presidente da Assembleia Legislativa afirmou, durante a visita do governador Iberê Ferreira à AL, que não pode atestar se o projeto que versa sobre recursos para Mobilidade Urbana terá a tramitação dispensada como quer o Executivo. Ele assinalou que ouvirá os líderes partidários para tomar uma decisão. Sabe-se que os líderes do PMDB, José Dias, e do DEM, Getúlio Rêgo, posicionaram-se contrários de antemão.

O partido de Robinson, o PMN, também optou por não dispensar a tramitação da matéria esta semana. A expectativa recai sobre as articulações do governo a partir da próxima semana. Robinson Faria inclusive criticou o fato de o projeto ter chegado ao legislativo a pouco tempo. “O governo enviou esse projeto esses dias e eu preciso ouvir os líderes partidários para que tenhamos uma definição”, disse.

Há informações de que, temerosos com a possibilidade de Natal não sediar o mundial, estaria prevista uma mobilização de representantes da categoria dos bugueiros e taxistas em prol da continuidade do projeto. Setores da indústria hoteleira também estariam programando uma movimentação em defesa da Copa do Mundo de 2014 em Natal. Os deputados Larissa Rosado e Fernando Mineiro encampam as articulações da bancada governista na AL.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ministro pensa em 'Plano B', com menos sedes, por demora em obras para Copa

O ministro de Esportes, Orlando Silva, admitiu nesta sexta-feira que o Governo pensa em um "Plano B", com a redução de 12 para oito do número de cidades que abrigarão a Copa do Mundo de Futebol de 2014, caso não o cronograma de obras previsto para a competição não seja cumprido.

"No caso de descumprir o prazo de início das obras, o 'Plano B' para a Copa é a exclusão de cidades", confirmou Orlando durante sua participação no Fórum Empresarial de Comandatuba, que anualmente reúne industriais e representantes do Governo na cidade baiana.

Os estádios selecionados para a Copa terão de passar por grandes reformas para se ajustarem às exigências da Fifa e alguns outros serão construídos.

"Posso assegurar que se uma cidade não cumprir com o prazo de iniciação das obras, dia 3 de maio, corre o risco de ser excluída do Mundial. Nosso plano de contingências é eliminar quem não cumprir esse prazo", acrescentou o ministro.

Orlando explicou que a Fifa exige um mínimo de oito sedes, enquanto que o Brasil quer fazer a competição em 12 cidades.

"A decisão de fazer a Copa em 12 cidades foi do presidente (Luiz Inácio Lula da Silva), para que todas as regiões do Brasil pudessem receber partidas, mas a Fifa exige apenas oito cidades, porque são oito os grupos de seleções e nosso plano de contingências é eliminar quem não obedecer o prazo", comentou.

As doze sedes escolhidas pela Fifa são: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Fortaleza, Natal e Cuiabá.
Fonte: www.diariodenatal.com.br

América recebe mais dois reforços mirando a Série B

O América recebeu nesta sexta-feira mais dois reforços com vistas ao campeonato Brasileiro da Série B. Chegaram ao clube o zagueiro Asprilla, ex-Guarani, e o meia Juninho, ex-Sport. Os dois já se apresentaram ao técnico interino Moura e deram inicío aos trabalhos visando a competição.Juninho é um velho conhecido da torcida rubra. No ano passado ele disputou esta mesma competição pelo América e foi um dos destaques do time. "Ano passado estive aqui e fui bem. Agora espero repetir as boas atuações para que este ano nós tenhamos um desempenho melhor do que em 2009", disse o meia.

Vindo do Guarani, Asprilla chegou falando em acesso. "Joguei ultimamente por vários clubes na Série A. Sei que o América é um time que tem potencial e chego aqui para brigar pelo acesso. O elenco está sendo escolhido a dedo. Por isso, dentre as outras propostas que tive, preferi vir para o América", afirmou o zagueiro Asprilla.

Para este sábado está sendo aguardado no CT o lateral-direito Ivonaldo, que atuou pelo Uberaba/MG no Campeonato Mineiro. Até agora, o América já contratou sete jogadores. Além de Asprilla, Juninho e Ivonaldo, já acertaram o volante Jackson, o goleiro Fabiano, o zagueiro Douglas e Reinaldo.

Sandro

Depois de tomar conhecimento do resultado da ressonância magnética e do raio-x que o jogador Sandro foi submetido nesta quinta-feira no Instituto de Radiologia de Natal, o médico Maeterlink Rêgo vai preparar um laudo ainda hoje à noite e repassar para a direção do América. O médico quer ter um encontro neste sábado pela manhã com o dirigente Paulinho Freire para explicar a real situação do jogador. Após esta conversa, sairá a definição se Sandro vai ser contratado ou não para o Campeonato Brasileiro da Série B.
Fonte: www.diariodenatal.com.br

quinta-feira, 22 de abril de 2010

América fará jogo-treino na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (27), o técnico Ruy Scarpino terá a oportunidade de observar o elenco americano em um jogo-treino contra a ASSEPLAN, que será realizado no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, a partir das 15h.

Com chegada a Natal prevista para o próximo domingo (25), na segunda-feira (26), o técnico Ruy Scarpino e seu auxiliar Cacau começarão a avaliar a equipe rubra para dar inícios aos trabalhos com bola, visando a estreia no Campeonato Brasileiro da Série B, no dia 07 de maio, contra o Bahia, no estádio Pituaçu.
Fonte: www.americadenatal.com.br

Diretoria do América participará de reuniões no Clube dos 13 e CBF

endo o único representante do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro da Série B em 2010, a diretoria americana, composta pelo presidente José Maria Figueiredo e pelo diretor de futebol Álvaro Gouveia, viajará para a cidade de São Paulo, onde participará de uma reunião nesta sexta-feira (23) na sede do Clube dos 13, para tratar de interesses dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro de futebol nas séries A e B.

De São Paulo, o presidente seguirá para o Rio de Janeiro, onde encontrará com o vice-presidente, Clóvis Emídio, para participarem de outra reunião na próxima segunda-feira (26), desta vez na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O tema desta reunião também será a competição que se iniciará no início do mês de maio.
Fonte: www.americadenatal.com.br

Scarpino chega domingo para iniciar trabalhos no América

O time do América começa a ganhar “corpo” nesta inter-temporada antes do início da Série B do Campeonato Brasileiro de 2010. Hoje, está prevista a chegada do meia Sandro, assim como a do zagueiro Asprilha. Ruy Scarpino, o novo treinador, se apresenta no domingo e terá 12 dias para preparar o time para a estreia na Segundona, marcada para o dia 7 de maio, no estádio Pituaçu, contra o Bahia.

Até a apresentação do treinador, o time segue aprimorando a parte física e técnica com Carlos Moura Dourado, que no segundo turno foi novamente técnico interino no clube. “Quando Scarpino se apresentar é que vai ser definido qual será a programação de treinos e amistosos que o time deve fazer até a estreia”, explicou o dirigente do América, Ricardo Bezerra. O dirigente, inclusive, explica que, até o momento, Sandro ainda não assinou com o clube, mas isso deve ser resolvido hoje. “Sandro fez alguns exames, a negociação está bem adiantada”, explicou Bezerra. Sandro deve chegar à tarde no CT Abílio Medeiros.

Quem já se apresentou ao América e se mostra ansioso para disputar a Série B é o também meia Edmilson que, ao chegar a Natal, revelou que o “namoro” entre o futebol dele e o técnico Ruy Scarpino é antigo. “Há algum tempo existia o interesse do técnico em me ter no seu time e agora surgiu essa oportunidade e espero corresponder a toda essa confiança. Sei que a Série B é um campeonato difícil e que tem grande visibilidade, por isso quero mostrar o melhor do meu futebol para a torcida”, afirma.

Sub-17

Na manhã desta quarta-feira (21), a equipe Sub-17 do América, comandada pelo técnico Severo Júnior, goleou a equipe do Alecrim por 4 a 1. A partida começou equilibrada e aos 5 minutos de jogo o Alecrim teve uma penalidade máxima em seu favor. Levi cobrou o pênalti e abriu o placar aos 6 minutos. O empate veio aos 35 minutos através do zagueiro Alan. Cinco minutos depois saiu o segundo gol americano, com Rivaldo.

Na segunda etapa, o Alvirrubro ampliou logo aos 2 minutos, com Caio. Bruno fechou o placar, aos 24 minutos. Final, América 4 x 1 Alecrim.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Meia do Atlético-MG e volante chegam ao América; time anuncia pacote

O América anunciou nesta segunda-feira a contratação do meia Edmilsom, de 23 anos, que já está em Natal e se apresentou ao lado do volante Jackson, que retornou a capital potiguar. Cria do Santos, o jogador estava no Atlético-MG e reforça o rubro no campeonato Brasileiro da Série B. A diretoria confirmou também de forma oficial, por intermédio do dirigente Ricardo Bezerra, as contratações do goleiro Fabiano, do São Paulo, do lateral Ivanaldo, do Uberaba, e por fim do zagueiro Asprilla, que estava no Guarani. Todos, com excessão de Fabiano, devem chegar ainda essa semana em Natal.

"A conversa para o acerto foi rápida. O Ruy já me conhecia, disse que gostaria de contar com meu futebol e acabamos acertando. Fuiu muito bem recebido aqui e espero corresponder, ajudando o time no competitivo campeonato da Série B", disse o meia. Edmílson foi apontado como uma das principais revelações do Santos em 2005, onde chegou a jogar ao lado de Giovanni. Depois disso, ele teve passagens por importantes clubes do futebol nacional e internacional, como Sport e Belenenses. Seu último time foi o Atlético Mineiro, ano passado. "Minha principal característica é a chegada forte ao ataque", afirmou.

Edmilson fez exames médicos e se apresentou ao técnico Moura. Nesta terça ele deve iniciar os trabalhos com o grupo. Outro que se apresentou foi o volante Jackson, de volta a Natal após uma passagem pelo Itumbiara-GO. O volante foi um dos destaques do rubro no ano passado na competição. O dirigente Ricardo Bezerra confirmou também hoje as contratações do goleiro Fabiano, que pertence ao São Paulo e está disputando o paulista pelo Santo André, do lateral Ivanaldo, que vem do Uberaba, de Minas Gerais, e do zagueiro Asprilla, que estava no Guarani. Os dois últimos devem chegar nesta terça a Natal, enquanto o goleiro só chega após a participação do Santo André no Paulista. Sandro, ex-ABC, e Reinaldo, do São Bernardo são outros que estão bem cotados.

"Sandro está perto do acerto e o Reinaldo vai integrar o elenco", disse o dirigente. Até agora, com estes anúncios, o América já contratou oficialmente sete atletas para a Série B. Além deles, já foram anunciados o zagueiro Douglas e o meia Juninho. O América estreia na Série B dia sete de maio contra o Bahia, em Salvador.
Fonte: www.diariodenatal.com.br

América contrata o meia Edmilson

América acertou a contratação do meia Edmilson. Jogador formado nas categorias de base do Santos, chega para reforçar o América na Série B.

Sendo uma das principais revelações do Santos em 2005, onde chegou a jogar ao lado de Giovanni, Edmilson teve passagens por importantes clubes do futebol nacional e internacional. Seu último clube foi o Atlético Mineiro, ano passado.

Edmilson deverá se apresentar na tarde desta segunda-feira (19) no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

..:: Ficha do jogador ::..

Nome: Edmílson dos Santos Carmo Júnior
Data de nascimento: 15.10.1987
Naturalidade: Santos-SP
Altura: 1,75m
Peso: 71kg
Posição: Meia
Clubes: Santos-SP, Guarani-SP, Sport Recife-PE, Pandurii - Romênia, Belenenses - Portugal, Olivais de Moscavide - Portugal e Atlético Mineiro-MG
Fonte: www.americadenatal.com.br

“A Copa NE vai ser um sucesso”

O Presidente da Liga do Nordeste Eduardo Rocha, em entrevista a Tribuna do Norte fala tudo sobre a Copa do Nordeste.

A Copa do NE já uma realidade. Você está satisfeito com o final da ação contra a CBF?

É uma luta de sete anos. Nós tivemos o campeonato de 2003 já sob contrariedade. A CBF decidiu reformar o seu calendário naquele ano e extinguiu os regionais. A única que teve a competência de se organizar como liga, dando poderes a mesma para delegar em favor dos clubes em juízo e, por isso, é que poderia fazer a demanda sem sofrer retaliação da confederação foi a nossa. Tivemos uma ação favorável que caminhava para uma execução de grande monta, algo em torno de R$ 20 milhões, e nesse momento começou a acontecer à condição favorável para negociação, que vem se desenrolando desde junho do ano passado e que agora felizmente fechamos com a CBF a volta da competição.

Qual o papel do presidente da FNF, José Vanildo nessa negociação?

A participação dele foi importante demais, ele acompanhou a negociação desde o início, foi conosco para o Rio de Janeiro e juntamente com Ariano Vanderlei, que é o meu vice na Liga dos Clubes do Nordeste, me ajudaram a fechar esse acordo propiciando a volta dessa competição tão importante para os clubes dessa região. O antigo sonho virou uma realidade.

O que se pode esperar para este primeiro ano, onde as coisas ocorreram de forma muito rápida?

Nossa intenção é dar uma guarida financeira aos nossos filiados para que eles possam disputar de forma contunde essa competição e melhor as competições de nível nacional. O que nós estamos vendo na atualidade são os nossos clubes em processo de decadência, só no ano passado assistimos Sport e Náutico saírem da série A. Fortaleza, ABC e Campinense caindo para série C, com o América se salvando no último grito. A nossa luta será para fortalecer nossos clubes e na hora que nos fortalecermos financeiramente, vamos mostrar que os nordestinos têm condições de se fortalecer tecnicamente também.

Com relação ao calendário, que este ano será espremido, a partir de 2011 a Copa do NE vai ser realizada de forma mais tranquila?

Para que tivéssemos a volta da competição, nós tivemos de contar com a aliança e a anuência das federações. Numa reunião recente, em Sergipe, onde as federações solicitavam o retorno da Copa, ficou claro que os seus presidentes não desejavam que a competição se entremeasse com as disputas dos Estaduais. Pessoalmente acho que a Copa poderia ser realizar no primeiro semestre, mas isso não é uma convergência. Em 2011 o que deve ocorrer é o seguinte, nós deveremos ter 13 datas no segundo semestre e quatro datas no mês de abril. Logo os estaduais não vão sofrer qualquer tipo de concorrência.

Esse problema de calendário não trará problemas de ordem financeira para a Copa NE?

Acho que não, em qualquer momento que ela for realizada acredito sempre que será um bom produto. Para se ter uma ideia nós já temos disputas de patrocinadores de mesma marca. A competição é um sucesso, em 2001 nós tivemos média de 10 mil torcedores nos estádios, em 2002: 12 mil, o que demonstra um crescimento vertiginoso. Eu não tenho não qualquer receio quanto ao nosso produto.

O aporte financeiro desse primeiro momento pode ser considerado bom para os clubes?

Vamos explicar com números que é mais fácil de entender. Neste ano vamos assegurar passagem, hospedagem e translado para todos os disputantes. Vamos assegurar algo em torno de R$ 450 mil a R$ 500 mil, mínimo, para cada representante. Para se ter uma ideia, 12 desses participantes vão receber essa verba para disputar apenas 15 partidas. Para você fazer uma comparação e ter uma noção de descompasso de ordem financeira com outras competições, basta dizer que a série B repassou para os seus clubes no ano passado nove parcelas de R$ 90 mil, ou seja, pagou R$ 810 mil para disputar 38 partidas, o produto disso é equivalente a R$ 20 mil por jogo. Fazendo essa mesma operação na Copa do NE veremos que cada um dos nossos clubes irá receber de R$ 35 mil a R$ 40 mil por jogo. Logo estaremos colocando em ‘xeque’ a série B, já que a previsão é de dobrar nossa arrecadação no próximo ano.

O patrocínio da TV já está fechado com alguma emissora?

A competição será transmitida pela TV Interativa, que transmite os melhores campeonatos europeus para o Brasil. A revista Exame dessa semana tem uma entrevista com um diretor da Top Sports que tem como um dos seus braços televisivos a TV Interativa, são quatro sócios e que nos acompanham desde 2000, essa rede no próximo ano pretende retransmitir os nossos jogos para alguns países do Exterior.

A Top Sports foi fundamental dentro dessa briga também?

Não tenha dúvida disso, eles possuem toda memória da Copa do Nordeste, vamos mostrar todo crescimento dessa competição ao longo dos anos, a evolução de público, patrocínio, verbas. Mas esse campeonato necessita de uma lincagem, não existe dúvida em relação a isso de nenhuma das partes. A Liga fez o papel de retomar a competição, cabe agora aos presidentes de federações fazer a ligação dessa nossa competição com outra maior ainda. Então vai caber a esses dirigentes que têm o poder junto a CBF, pleitear que duas vagas para Copa Sul-americana sejam distribuídas ao campeão e o vice da Copa NE.

Como será resolvida a questão do descenso na Copa NE, uma exigência do Estatuto do Torcedor?

Vai cair o último colocado — queira Deus que não seja nenhum dos nossos, o que seria muito ruim para mim como presidente da Liga, mas acredito que ABC e América farão uma boa competição. Por ponderação das federações ficou acertado que o estado que perdesse o seu representante na Copa do NE, indicaria por critério técnico o seu substituto. Isso certamente será realizado levando em consideração a colocação desses clubes nos Estaduais, o que vai agregar um valor maior a essa competição local. Não estamos fazendo reserva, estaremos apenas motivando um pouco mais os Estaduais.

Não é temerário reiniciar uma competição disputando espaço com a Copa do Mundo? Era inevitável voltar sob uma competição tão desleal?

Eu entendo como inevitável, essa é uma batalha que se arrasta há muitos anos, no momento em que você consegue fechar o acordo e tem a possibilidade de voltar logo com a competição, no meu entender não poderíamos perder a oportunidade. Acredito que se não fosse assim correríamos o risco de ocorrer um esmorecimento, já que teríamos de ficar parados por mais um ano. Quem me garante que nesse tempo o contrato assinado não passasse a ser interpretado de outra forma. Nós tínhamos de sedimentar a competição, não de forma irresponsável. Fiz isso porque tive uma garantia mínima da Top Sports de levantar os recursos necessários para satisfazer os clubes minimamente neste recomeço. A competição renasce sob o signo da vitória e do crescimento. Com relação a Copa do Mundo, sabemos que a maioria dos jogos vão se dar pela manhã, a nossa tabela vai fugir dos grandes jogos e terá partidas em horários alternativos.

Fora a Copa do Mundo, como vai se conciliar a tabela da Copa NE com as séries A e B, que ocupam quase toda semana?

Verificamos que a série B e a séria A deixam brechas na tabela dos clubes, a folga de dez dias é dada a todos os clubes de forma intercalada e a Top Sports explorou isso na tabela. Por exemplo, quando o América tiver gozando esses dias de folga na tabela, fará os seus jogos contra adversários que não estiverem inseridos nas séries A ou B, podendo atuar até duas vezes no período. Eu tenho impressão que ocorrerá uma priorização para as duas competições. A série C só começa no dia 19 de julho e os clubes dessa divisão terão a oportunidade de se preparar da melhor maneira possível. Mas poderá ocorrer a aproximação de algumas datas para os participantes, porém acredito que os clubes das séries B e A terão de formar elencos numerosos e não terão problema com relação a isso.

As datas dos jogos no meio de semana na Copa NE serão variadas?

Serão variadas sim visando atender as necessidades dos disputantes. Podendo ocorrer jogos na terça, quarta ou na quinta-feira. Houve uma acomodação de datas e teremos um período de hiato na Copa do Nordeste que poderá atingir em torno de 40 dias. Nós queremos ver as equipes principais em todos os jogos. Esse ano nós iremos premiar financeiramente do 1º ao 6º colocado da competição, tudo para motivar o campeonato.

A CBF terá alguma participação na Copa do NE?

Neste primeiro momento resume-se a que ela permita a realização da competição, aceite e libere o seu quadro de árbitros para conduzir os nossos jogos. Ela não proíbe e não terá qualquer tipo de participação na organização do torneio. As federações ainda vão tentar convencê-la a fazer com que o STJD realize os julgamentos dos casos de indisciplina na Copa NE, mas se isso não ocorrer à função pode ser repassada para qualquer Tribunal de Justiça Desportiva ligado as federações nordestinas, inclusive o do Rio Grande do Norte.

Você acredita que neste retorno, a competição terá o mesmo apelo em relação ao público?

Temos de partir do princípio que houve um aumento de população em nossa região, houve acréscimo na renda também, isso é visível. Eu acho que nós devemos aumentar o nosso público, acredito que esse será o grande desafio da competição nesse ano. A Copa do Nordeste sempre teve o diferencial de ser a competição mais organizada do país e nós vamos tentar fazer igual ou melhor daquilo que vínhamos realizando. Vamos ter promoção nos estádios, interagir com o torcedor através da internet, vamos realizar uma grande movimentação.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br