sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lateral, a dor de cabeça de Moroni


Definido que o América não poderá contar com Berg e Helinho, sobretudo com o lateral-esquerdo, para o jogo de estreia no Campeonato Potiguar 2010, contra o Potiguar de Mossoró, na cidade do adversário, no próximo domingo, o técnico americano Paulo Moroni teve ontem, no coletivo realizado no estádio Machadão, em Natal, mais um dia de dor de cabeça com a indefinição do dono, temporário, da camisa 6.

Moroni está na dúvida sobre Adalberto ou David no setor. Com os direitos federativos pertencentes ao Potiguar/M, Helinho e Berg estão emprestados ao América e, só poderiam jogar contra o alvirrubro mossoroense, em troca de uma compensação financeira paga ao time da Capital do Oeste. Nessa situação, então, Paulo Moroni testou ontem dois jogadores - David e Adalberto - em três formações táticas diferentes, mas preferiu adiar por mais um dia a definição sobre a vaga.

O primeiro a ocupar a camisa 6 foi o jovem David – com Aloísio jogando como meia. “Não me agradou muito, ele teve mais dificuldade em jogar improvisado na posição”, avaliou o treinador. Depois, foi a vez de Adalberto assumir a vaga, saindo da zaga e causando a entrada de Elielton no meio-campo que, consequentemente, levou Luis Maranhão para a defesa. “Foi a mais consistente. Todas as formações que testei tiveram pontos positivos e negativos, mas essa ficou mais equilibrada”, apontou o treinador.

Ao final do coletivo, Paulo Moroni ainda testou uma terceira, bem ofensiva, com Adriano Magrão entrando no lugar de Aloísio e recolocando David na vaga de Elielton. “O Magrão não tem condições de jogar 90 minutos, talvez 45. Foi uma formação mais emergencial, talvez para um dado momento do jogo em que o América precise de maior poder ofensivo”.

Quem teve vaga no time durante todo o coletivo foi o lateral-direita Thoni; os zagueiros Edson Rocha, Robson e Adalberto, que jogou na lateral, mas não deixou o time; o volante Luís Maranhão e Júlio Terceiro; e os atacantes Maurício Pantera e Ronny, que devem formar a dupla titular contra o Potiguar/M. Além deles, também não saiu do time o goleiro Yuri. Este, porém, apenas substituiu Rodolpho, que sentiu um desconforto no tornozelo, mas está garantido para o jogo em Mossoró.

“Ainda temos mais um trabalho amanhã (hoje) e então definiremos a escalação. Não podemos ter pressa na hora de definir o time. Vamos avaliar bem para saber qual a melhor opção para a partida”, explicou Paulo Moroni.

Contratado para suprir o problema da lateral, Rogerinho inicou os trabalhos para recuperar a condição física.

Bola do campeonato é reprovada por jogadores

Os jogadores do América aproveitaram o treino no estádio Machadão realizado ontem para fazer um apelo a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Os americanos completam a lista dos insatisfeitos com a bola escolhida para o Campeonato Potiguar 2010, que na avaliação geral dos atletas é péssima.

“Essa bola está um pouco complicada. A gente gostaria de pedir à presidência da federação para pensar um pouco na gente, eu sei que é importante o patrocínio para a competição, mas faço esse pedido em nome de todo o grupo de jogadores, estou pedindo para rever essa bola, que é muito complicada de jogar, é uma coisa ultrapassada já”, declarou o volante Júlio Terceiro.

O atacante Maurício Pantera, ao longo dos seus 34 anos de experiência, foi mais direto na análise. “É horrível. Acho que a Federação deveria ter mais consideração e arranjar uma bola melhor”. O lateral Thoni também deu uma opinião: “é uma bola fofa, tem que fazer muita força para fazê-la chegar no lugar certo”.
Fonte: Tribuna do Norte.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O retorno de Rogerinho


Uma das novidades no elenco do América foi à contratação do lateral esquerdo Rogerinho, o mesmo teve passagem pelo América , onde foi campeão em 1998 da Copa do Nordeste e campeão estadual em 2002. “ É um jogador que a diretoria confia, que não precisa provar mais nada e ao invés de apostar em um estranho preferimos investir em um atleta que todos nós conhecemos”, disse João Maria Belmont.
Ficha do Jogador:
Nome completo Rosinaldo Bento da Silva
Data de nascimento 16.07.1979
Naturalidade: São José de Mipibu [RN]
Altura 164
Peso 62
Ultimo clube ABC [RN]
Posição Lateral esquerdo
Clubes onde atuou: Alecrim, América/RN, Brasiliense, Botafogo/PB, Treze/PB,CSA/AL, CRB /AL, ABC/RN.

Começou o XXVII Campeonato Verão de Futsal


A noite desta quarta-feira foi especial para os tangaraenses é que começou o XXVII Campeonato de Verão de Futsal, o evento esportivo mais tradicional da Cidade. Uma grande festa que teve presença de várias autoridades do Município. Destacando o Prefeito Jorginho que fez a abertura da Copa parabenizando todos os atletas participantes da competição.
A XXVII edição da Copa Verão de Futsal é uma promoção da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Tangará, Câmara dos Vereadores e do Banco Bradesco. A premiação este ano será de R$ 2.300,00.
Uma das características da competição é a participação das torcidas, ontem, não foi diferente e as dependências do Ginásio Poliesportivo de Tangará estavam totalmente tomadas por um público atuante e vibrante, um verdadeiro show. Destaque para a gloriosa Polícia Militar que se fez presente garantindo assim a segurança no local.
Abrindo a competição tivemos o Mulando do técnico Cezário Luiz contra o Taveira do técnico Antônio Carlos.
Foi um jogo que faltou técnica, valeu pela vontade dos jogadores. O time do Taveira aproveitou-se da experiência de seus jogadores e fez um jogo tranqüilo.
Resultado final Mulambo 2 X 4 Taveira
Gols: Mulambo: Gilvan e Rafael
Taveira: Luiz Taveira, Gilberto Barbosa, Gilmar Taveira, Severino Taveira,

No segundo jogo da noite foi a vez da Pinha do técnico João Maria (Gola) contra a Baixadinha do técnico Juliano.
Foi um bom jogo pra se ver, a Pinha conta com bons valores e partiu pra cima da Baixadinha com um toque de bola envolvente, muita leveza e rapidez dos seus atletas. O destaque do time foi Leonardo Nixson (Lego). A Baixadinha faltou conjunto dependia muita das jogadas do nº 10 Eriberto Lima que fez uma boa partida e foi o destaque da equipe.
Resultado final:
Pinha 4 X 1 Baixadinha
Gols;
Pinha: Josa(1), José Eudes (2), Leonardo (1)
Baixadinha: Washington




FOTOS DO EVENTO:

Prefeito de Tangará Jorginho e o Sec. de Esportes Pedro Batista.

Vereador Antonio Custódio e Eliezer.

Comandante da Polícia de Tangará Tenente Mário Conte e Sec. de Esporte Pedro Batista.

Presidente da Câmara de Vereadores Thiago de Erociano e o Gerente do Bradesco de Tangará Juscelino

Acessor e locutor Oficial da Prefeitura Alcides Barbosa.

Vereador Clécio e o Acessor de Comunicação do Município João de almeida.

Coordenador de Esportes do Município Luiz Fernandes

MAIS FOTOS...












quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

América é o 1º no ranking do Estadual


Tratando-se do futebol potiguar uma questão sempre aparece como ponto de discórdia entre as torcidas dos principais clubes do Estado. Qual o clube que possui mais títulos? Ao longo do tempo várias versões surgiram e geralmente contadas levando-se em conta a paixão do torcedor. Hoje, deparei-me com uma reportagem que aborda de forma minuciosa esse assunto, um estudo feito pelo radialista e pesquisador do futebol do nosso estado Marcos Trindade. No seu Blog, ele apresenta uma pesquisa feita a partir de1974, quando os times do interior passaram a disputar o certame que ficou denominado de Campeonato Estadual. Entre 1974 e 1994, a vitória valia dois pontos e o empate um ponto. A partir de 1995, passou a valer três pontos a vitória e o empate um. Marcos Trindade em seu trabalho considera para todos os clubes três pontos por vitória e um por empate. Veja como ficou o Ranking do Estadual de 1974 a 2009:
1º América – 1.806 pontos
2º ABC – 1.734 pontos
3º Potiguar-M – 879 pontos
4º Alecrim – 827 pontos
5º Baraúnas – 715 pontos
6º Coríntians – 444 pontos
7º Potyguar – 274 pontos
8º São Gonçalo – 250 pontos
9º Riachuelo – 191 pontos
10º ASSU – 180 pontos
11º Pauferrense – 136 pontos
12º Desportiva – 132 pontos
13º Caicó – 122 pontos
13º Santa Cruz – 112 pontos
15º Atlético – 102 pontos
16º Força e Luz – 95 pontos
17º CAP – 81 pontos
18º Potiguar-P – 68 pontos
19º Parnamirim – 63 pontos
20º Macau – 61 pontos
21º Currais Novos – 46 pontos
22º Vênus – 45 pontos
23º Areia Branca – 29 pontos
24º Mossoró – 21 pontos
25º Ferroviário – 25 pontos
26º São Paulo – 19 pontos
27º Emserv – 14 pontos
28º Fluminense – 12 pontos
29º Guamaré – 11 pontos
30º Potengi – 08 pontos
(Dados: Blog do Trindade)

XXVII COPA VERÃO DE FUTSAL



Hoje, dia 20, tem início a XXVII Copa Verão de Futsal, no município de Tangará. O evento é organizado pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Município. E conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tangará. A solenidade de abertura está marcada para as 19h00 e contará com a presença do prefeito Jorginho e diversas autoridades do Município.
Este ano a Copa Verão de Futsal será disputada de 20 de janeiro a 06 de fevereiro, contará com a participação de 11 equipes divididos em dois grupos.
GRUPO A
Pinha
Baixadinha
Irapuru
Matadouro
Trairi
GRUPO B
Fluminense
Lagoa de Pedra
Força Jovem
Paga na Hora
Mulambo
Taveira
Pelo regulamento cada equipe poderá inscrever 20 atletas durante a competição, sendo que 02 podem ser de outros municípios.
O jogo de abertura da Copa de Verão de Futsal será entre Mulambo X Taveira e logo em seguida Pinha e Taveira.
(Gilvan Lima)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Moroni avalia rendimento dos "gringos"


Os gringos do América a princípio, agradaram ao técnico Paulo Moroni, que em entrevista falou que o coreano Shin Don começou bem no jogo e que depois deu uma queda. Sobre o argentino ele disse que lá eles tem uma característica diferente de jogar, mais habituados no 4-3-3. Ele gosta de cair como ponta e tem que ter uma melhor adaptação. Agora vou ter uma conversa com a diretoria e passar uma avaliação mais apurada. Mas gostei de um modo geral, pois, o pessoal procurou trabalhar e foi um bom treino”
O América venceu a Seleção de Alto do Rodrigues pelo placar de 4x1. Os gols do time americano foram marcados por (1) Helinho, (1)Erick e (2)Adriano Magrão.

América poderá ter sua principal estrela na estreia do estadual


O time do América que entrou em campo nesta terça no jogo-treino diante da Seleção de Alto do Rodrigues foi formado exclusivamente por atletas que não seriam utilizados no domingo, na estreia do campeonato estadual diante do Potiguar-M, no Nogueirão. O objetivo de Moroni era dar ritmo a alguns atletas e observar outros. O clube pode dispensar cerca de três jogadores ainda essa semana. No entanto, a boa performance do homem gol Magrão pode antecipar sua estreia.
De acordo com o preparador físico Jean Robson, Magrão vem evoluindo dia a dia e poderá, caso Moroni queira, pelo menos compor o grupo que irá para Mossoró, ficando à disposição para uma eventualidade. A previsão inicial era de que o ex-atacante do Flu e do Sport só estreasse na terceira rodada. O time que entrou em campo hoje formou com Adson; Eduardo Igor, Fabiano, Hérick e Amilton (0 coreano); Hércules, Adriano Peixe, Martin Hernan e Berg; Helinho e Magrão.
Antes do treino, Moroni adiantou que nenhum destes atletas estarão em campo no domingo, uns por suspensão - como o zagueiro Fabiano - outros por força contratual, casos de Berg e Helinho, e mais alguns por ainda estar aprimorando a forma e ganhando ritmo de jogo, situações de Eduardo Igor e Adriano Peixe, só para citar alguns. No entanto, Magrão, que marcou um dos gols e foi aplaudido pela torcida, como foi dito acima, pode integrar o grupo.
Além destes, o treinador usou o treinamento para observar o argentino Martin Hernan e o coreano Amilton. Este inclusive foi um dos destaques do início do treino. Logo no começo, usando de toda dua velocidade, ele fez a jogada para o gol de Helinho, que abriu os trabalhos no CT americano.

(Diário de Natal)

Potiguar - Thiago e Juninho deixam o time

Três baixas marcaram a reapresentação do Potiguar ontem à tarde, no campo da Ufersa, na semana que antecede a estreia do time no Campeonato Estadual. A primeira foi a contusão na coluna que o lateral-esquerdo Everton Pernambucano sofreu em decorrência do amistoso de domingo em Patos (PB), podendo ficar de fora da partida contra o América no domingo, e as outras duas baixas foram a saída do volante Thiago Mariano e do atacante Juninho, que não fazem mais parte do elenco.
Everton entrou em tratamento intensivo desde ontem, no entanto a sua participação para o duelo de domingo dependerá da evolução clínica. Ele se contundiu no segundo tempo de partida, minutos após ter entrado em campo.
Mas a grande surpresa foi a saída de Thiago Mariano e Juninho - jogadores que vieram através da parceria do Potiguar com o empresário Paulo Sérgio Soares.
Até o final da tarde de ontem, ninguém sabia o motivo do desligamento de Thiago da equipe. A reportagem tentou um contato com o presidente Benjamim Machado, mas o seu telefone celular se encontrava desligado. O contato com Paulo Sergio Soares também não foi possível, pois o empresário estava viajando.
A saída de Thiago Mariano é vista como uma perda para a equipe alvirrubra. O jogador era peça de reposição, mas tinha boas perspectivas de entrar no time titular pelo futebol competitivo, de marcação forte e bom passe.
Juninho foi um dos jogadores que chegou por último, mas mostrou qualidade nos dois trabalhos que realizou com o time na semana passada. O seu desligamento teria sido motivado por ele próprio, ao recusar ficar na Casa do Atleta. O atacante queria morar em apartamento, mas a proposta não foi aceita por Paulo Sérgio Soares, que é o responsável pelo salário dos jogadores trazidos por ele ao Potiguar de acordo com a parceria firmada com o clube.
A informação extraoficial é que o destino de Thiago e Juninho será o futebol alagoano, provavelmente, para defender as cores do CSE no Campeonato Estadual.

EVOLUÇÃO
No amistoso de domingo, em Patos, o alvirrubro voltou a vencer de virada o Nacional por 3 x 1. Luciano Sato, Souza e Paulinho marcaram os gols, descontando Fredson e Thiago Cunha. No primeiro jogo entre ambos, em Mossoró, o Potiguar ganhou por 2 x 1.
O técnico Erandy Montenegro aprovou a atuação do time no domingo. "Foi melhor do que a primeira partida contra os paraibanos. O Potiguar mostrou equilíbrio, coletividade e superação para reverter o placar", analisou.
(Jornal de Fato)

Definido preços dos ingressos.


Definido o preço dos ingressos para os jogos do Mecão em seu mando de campo. A Diretoria estipulou R$ 20,00 para arquibancadas e R$ 60,00 para as cadeiras especiais.
Esse valor é justificado pelo alto custo de montar um time competitivo para a disputa de um campeonato, mesmo que seja deficitário como o Estadual. A torcida americana precisa compreender que fazer futebol é muito caro e que a Direção do América, atendendo a solicitação da maioria de seus torcedores está fazendo um grande esforço para segurar a base do ano passado, coisa que não vinha acontecendo antes e cada competição era formado um novo time.
É hora de mostrar quem são os verdadeiros americanos, a torcida tem todo direito de cobrar,entretanto, antes, é preciso que cada um também faça sua parte.
(Gilvan Lima)

América estuda reformar o elenco


Dia de cobrança no Centro de Treinamento do América. Depois da derrota por 4x2 para o Botafogo/PB, no último domingo, a comissão técnica se reuniu com os jogadores e o dirigente João Maria Belmont para cobrar mais empenho dos atletas nas partidas. Palavras duras foram ditas pelo treinador Paulo Moroni, na conversa que durou pouco mais de uma hora. A maior reclamação do comandante alvirrubro foi pela falta de vontade e comprometimento dos jogadores americanos na partida em João Pessoa. Dispensas não foram descartadas. Quatro atletas deverão ser contratados para fortalecer o elenco.
Rodrigo SenaDecepcionado com o rendimento do grupo, técnico Paulo Moroni cobrou mais responsabilidade
“No futebol existe uma diferença entre jogador e atleta profissional. Jogador é aquele que entra em campo sem responsabilidade nenhuma, que quer só jogar bola e mais nada. O profissional é diferente. Ele tem que saber de suas responsabilidades para com o time, com a torcida e com o clube que está defendendo. Os jogadores precisam saber que devem se comprometer mais dentro de campo. Eles precisam ter outro tipo de postura na hora da partida”, afirmou Paulo Moroni.

Para o atacante Ronny, esse tipo de conversa, para cobrar um melhor desempenho dos jogadores, é norma, depois de uma derrota. Ainda mais, quando é por goleada. “Quem vive no meio do futebol, sabe que esse tipo de cobrança é normal. Sempre existiu e sempre vai existir. Agora, é pensar na estreia para o estadual. Temos que corrigir os erros que cometemos durante os amistosos para começar o campeonato com o pé direito”, disse Ronny.

A expectativa na reunião girava em torno da dispensa de alguns atletas, o que não aconteceu. Mas, não foi descartada a saída de jogadores durante a semana. “Existem alguns atletas no elenco que estão em avaliação. Se acontecer alguma dispensa, não será por causa dessa derrota na Paraíba. Esses amistosos serviram para analisar o elenco e saber quem vai servir para o restante da temporada e quem não se encaixa nos planos. Mas, vou a afirmar, que até agora, não conversamos nada sobre dispensas”, disse Moroni.

Sobre reforços, o treinador espera a chegada de mais quatro jogadores. Todos com características de velocidade, já que, um dos maiores problemas do time americano é a lentidão do meio campo. “Ainda estou esperando mais um goleiro e três jogadores de velocidade. Um lateral esquerdo de origem, já que o Berg é um meio-campo adaptado, um volante que saiba fazer a transição da defesa para o ataque com rapidez e mais um meia-atacante que seja rápido pelas pontas e chegue bem ao ataque. Se esses jogadores forem contratados, o nosso time vai ficar ainda mais forte. Mas, os jogadores que aqui estão podem dar conta do recado no começo do campeonato”, finalizou o treinador americano.
(Tribuna do Norte)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

América fará jogo-treino no CT Abílio Medeiros

Em fase final com os seus preparativos, de olho na difícil estreia no Campeonato Estadual, no próximo dia 24, diante do Potiguar de Mossoró, o América fará um jogo-treino amanhã (19), às 15:00h no CT Abílio Medeiros, contra o selecionado de Alto do Rodrigues/RN.

Com isso, o técnico Paulo Moroni terá mais uma oportunidade de avaliar os jogadores antes da estreia no Estadual.

A entrada será 1 Kg de alimento não-perecível (exceto açúcar e sal).
(www.americadenatal.com.br)

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

Dia 20 (quarta-feira) a cidade de Tangará viverá a emoção do início de mais um Campeonato Municipal de futsal. O Campeonato já se tornou tradicional e é com certeza o maior evento esportivo da Cidade. Este ano por problemas estruturais o palco do evento mudará para o Ginásio Poliesportivo de Tangará. (saída para Sítio Novo) Contando com onze equipes e o apoio da Prefeitura Municipal de Tangará. Espera-se que o evento tenha o mesmo sucesso dos anos anteriores. Uma das equipes que irá participar pelo terceiro ano consecutivo é o Mulanbo Futebol Clube, presidido pelo Professor Cezário Luiz, que falou que a equipe vem forte para lutar pelo título.

O HISTÓRICO DE MORONI NO AMÉRICA

O treinador gaúcho Paulo Moroni teve duas passagens pelo clube Alvirrubro. A primeira em 2000, quando fazia ótima campanha no Estadual pelo São Gonçalo. Nesse ano disputou o Segundo Turno do Estadual e toda a Copa João Havelange, correspondente a Série B.

A segunda passagem deu-se em 2007 na Série A e na Copa RN. Nas duas vezes à frente do América disputou 60 jogos, conquistando 40% dos pontos disputados. Veja os números de Moroni no América:

Em 2000

Pontos: 49
Jogos 33
Vitórias: 12
Empates: 13
Derrotas: 08
Aproveitamento: 49,49%
Gols pró: 48
Gols contra: 34
Saldo de gols: 14

Em 2007

Pontos: 23
Jogos 27
Vitórias: 06
Empates: 05
Derrotas: 16
Aproveitamento: 28,39%
Gols pró: 27
Gols contra: 44
Saldo de gols: -17

Resumo dos dois anos

Pontos: 72
Jogos 60
Vitórias: 18
Empates: 18
Derrotas: 24
Aproveitamento: 40%
Gols pró: 75
Gols contra: 78
Saldo de gols: -03

Posições nas competições que disputou

2000 - Estadual: vice-campeão
2000 - Série B: 21º
2007 - Copa RN: vice-campeão
2007 - Série A: 20º
(Marcos Trindade)

domingo, 17 de janeiro de 2010

AMÉRICA PERDE AMISTOSO EM JOÃO PESSOA

O América perdeu o amistoso realizado em João Pessoa contra o Botafogo pelo placar de 4X2. Os gols do Mecão foram marcados por Júlio Terceiro e Ronny.
Agora o Técnico Paulo Morone, precisa arrumar o Time para a estréia no Campeonato Estadual 2010. O Mecão Joga no próximo domingo em Mossoró contra o Potiguar.