terça-feira, 2 de março de 2010

Academia Agapto uma referência do karetê em Tangará


O Município de Tangará, nos últimos anos tem apresentado um crescimento considerável em um esporte que cada vez mais conquista os jovens, o Karatê . A Cidade conta com bons atletas e vem conseguindo bons resultados aqui no estado e em competições a nível nacional. Não é de hoje que essa arte marcial vem chamando a atenção dos atletas locais. Nos anos setenta/oitenta embalados pelo grande sucesso de Bruce Lee no cinema, o esporte começa a conquistar muitos adeptos em todo o País. A popularização do Karatê em Tangará não foi diferente e graças a alguns abnegados como João Macaíba, Tico Belchior e muitos outros esse esporte passa a ter uma verdadeira legião de seguidores. Atualmente Tangará conta com algumas academias de Karatê, uma delas é a Academia Agapto do Professor Francisco Canindé um dos discípulos da velha guarda do Karatê tangaraense. Com vinte anos de prática, batalhas, muita persistência e treinamento até chegar a faixa preta, o Professor Canindé conseguiu muitas proezas, com destaque para sua academia que é sem dúvidas uma das mais respeitadas entre os freqüentadores do esporte no Estado. Seus alunos sempre são destaques nas competições e já conseguiram grandes feitos exemplo disso é o caso da garotinha Pamela Thaís 5 vezes campeã Estadual na sua categoria, 3 vezes nos Jern`s e um 3º lugar no brasileiro de 2009 em Aracaju.
Outro que merece destaque é o Jovem Dom Ruan que foi campeão de Katar e cumité da etapa dos Jern`s de Santa Cruz em 2007 e 2008 representando a Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo. Outro campeão da etapa de Santa Cruz foi o aluno Jadson, katar e cumité em 2007 e cumité em 2008. A Academia Agapto é uma verdadeira fábrica de campeões em 2008 outro aluno subiu ao pódio o jovem Isaac campeão na sua categoria nos Jern`s de Santa Cruz. Outro resultado surpreendente foi o vice campeonato estadual da aluna Francimara em Natal no ano de 2008 com o katar e cumité.
Para o Professor Canindé o Município possui um potencial humano muito bom, e o que falta para alavancar de vez o esporte no Município e apoio principalmente nas competições nacionais onde fica impossível a participação da academia sem patrocínio. Para este ano algumas competições já estão agendadas e o Professor e os atletas esperam que o esporte seja mais valorizado pelos órgãos competentes bem como de toda a sociedade tangaraense já que a prática desse esporte tem como objetivo o desenvolvimento do corpo e da mente e quem pratica esse esporte dificilmente se envolve com drogas e outra mazelas sociais. A Academia Agapto foi criada a cinco anos e é ligada a Federação Norteriograndense de Karatê.

Fotos dos Alunos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário