sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DO AMÉRICA DE NATAL


O América Futebol Clube (simplesmente América ou nacionalmente América de Natal) é um clube de futebol brasileiro, com sede na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Fundado a 14 de julho de 1915 na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, no bairro da Cidade Alta, hoje, sua sede social se localiza no bairro do Tirol.
Clube do Rio Grande do Norte mais bem sucedido nacionalmente sendo o maior classificado no Ranking Nacional de Clubes da CBF atualmente na vigésima-nona posição, destaca-se por ter sido o primeiro vencedor estadual em 1919 por ser o único do Rio Grande do Norte a participar de uma competição internacional, a extinta Copa Conmebol, e por ser campeão da também extinta Copa do Nordeste em 1998, e campeão da Taça Norte-Nordeste em 1973, além de ser o clube estadual com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro.
Seu primeiro presidente foi o amazonense radicado em Natal, Francisco Lopes de Freitas. Suas cores são o vermelho e branco e seus torcedores são conhecidos como americanos. O time joga habitualmente no Estádio Machadão e atualmente disputa a Série B, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e o Campeonato Potiguar.
A 9 de dezembro de 2005 pela lei municipal Nº 5.697 foi criado o Dia do América Futebol Clube. A data comemorativa no calendário da cidade homenageia a fundação do clube, sendo comemorada no mesmo dia 14 de julho. No dia 3 de outubro de 2003, foi publicado no Diário Oficial de Município a Lei n° 5.493, de autoria do vereador Hermano Morais, reconhecendo o América Futebol Clube, como de Utilidade Pública Municipal. Saliente-se que em 7 de Novembro de 1928, através da Lei 707, o clube foi o primeiro a ser reconhecido como de Utilidade Pública Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário